sábado, 30 de outubro de 2010

Cânhamo


Cânhamo ou cânhamo industrial é o nome dado a planta macho  da planta Cannabis e o nome da fibra que se obtém destas, nesse momento há cerca de 300 empresas ligadas ao cânhamo nos Estados Unidos, importando, fabricando, distribuindo e vendendo a varejo centenas de produtos, de sapatos e sandálias a lingerie de seda de cânhamo, xampus de óleo de sementes de cânhamo, pomadas, gloss  para os lábios, e muito mais coisas que aos poucos irei relatar aqui.
Com base em estimativas conservadoras, o cânhamo representa um negócio de 15 milhões de dólares nos Estados Unidos e de 50 milhões de dólares em todo o mundo, o cânhamo esta ganhando mais respeitabilidades a cada dia e empresas de vulto e estilistas como Converse, Ralph Lauren e Calvin Klein começam a se aventurar nas águas do cânhamo. Lojas para a venda de artigos de cânhamo abriram as portas em cidades espalhadas pelos Estados Unidos, Europa, Canadá, e Austrália. Muitas dessas empresas bem como a institute for hemp, a Coalition for hemp Awareness e o hemp BC, administram também lojas virtuais na internet.

Na America latina embora seja possível encontrar produtos feitos de cânhamo, praticamente não há lojas especializadas, ocorrendo ainda uma ligação muito intima e errônea entre cânhamo/maconha e crime organizado.

Nos Estados Unidos e na Alemanha, onde o uso de cannabis é restrito, desenvolveram os mais bem sucedidos negócios ligados ao cânhamo. O interesse alemão é atribuído a um forte movimento verde. No início de 1995, o cânhamo teve uma presença marcante na Biofach da Alemanha, a maior exposição comercial de bens de consumo ecológico do mundo. Uma conferência de quatro dias de duração, de que participaram cientistas e industriais do mundo todo, discutindo técnicas de cultivo, colheita e armazenamento; processamento, maceração e acabamento pela polpa e fibra de papel; sementes de cânhamo para alimentação humana, cosméticos e detergentes; materiais de construção, combustível e aplicações médicas; e questões legais. Quarenta diferentes  empresas  dedicadas  ao  cânhamo, de nove países, novos produtos ali mostrados foram tábuas de partículas de cânhamo prensado e moldado na forma de tigelas e painéis de instrumentos, material de fibra estiveram presentes na área da exposição. Alguns dos mais reticulada, semelhante a fibra do vidro, para ser usado como acolchoados ou isolante, rendas de cânhamo, plástico feito com a celulose do cânhamo a ser vendido para fabricantes de skates. Na Biofach, os empresários americanos do cânhamo finalmente conseguiram a legitimação de suas atividades como negócio ecológico a que aspiravam havia tempo. No Brasil o deputado federal Fernando Gabeira (Pv/ RJ) tentou, em vão trazer sementes de cânhamo do exterior a fim de submetê-las a experiências e estudos. Porém mesmo constatada a ausência de Tetra hidrocanabinol ( THC)- principio ativo da planta responsáveis pelas alterações no sistema nervoso central do usuário- a policia federal apreendeu o produto.

Desde a década de 1930 tem havido um esforço para doutrinar as pessoas, impondo lhes mentiras como a crença de que o cânhamo não passa de uma "praga do inferno". Mas quando lhes mostram uma camisa que parece linho e dizem que é feita do caule da mesma planta que produz maconha ( nome popularmente conhecido da flor da cannabis) uma profunda alteração da consciência tem inicio. Sobrevém que o cânhamo não provém de uma "droga" mortal, mas simplesmente uma planta possuidora de uma longa e notável história de serviços a humanidade.

2 comentários:

  1. Muito maneiro esse blog!

    ResponderExcluir
  2. Se tomarmos como guia a história, podemos presumir que muitas coisas em que acreditamos como verdades sobre o mundo podem ser falsas. Estamos presos a certos preceitos e não nos damos conta disso.

    ResponderExcluir