domingo, 31 de outubro de 2010

Produtos do oleo da semente





Um outro componente aproveitável e potencialmente lucrativo da planta do cânhamo é sua semente. Ate p início do século XX, o óleo de semente de cânhamo era usado como combustível para lâmpadas, como óleo secante em pinturas e como um verniz para a madeira. Tintas para impressão também eram usadas. Pelo menos um editor imprimiu com uma tinta de cânhamo sobre papel de cânhamo. O óleo da semente também é um excelente hidratante para o corpo, cabelo, e lábios tornando ampla a indústria de produtos de cuidados pessoais.
Especialistas em saúde vêm falando a décadas sobre a necessidade de gorduras não saturadas em nossa dieta, a saber os ácidos graxos chamados linoléicos ( LA, ou Omega 6) e linolênico (LNA ou Omega 3). As sementes de cânhamo/ cannabis são tesouros desses nutrientes, elas contem no mínimo 30% de óleo, sobre tudo LA e LNA na razão ótima de três para um. O óleo de linhaça um produto comparável , é uma indústria de 6 milhões de dólares. Atualmente o óleo de semente de cânhamo é de duas a três vezes mais caro que o de linhaça mas tem mais aplicações por causa do seu paladar superior, caso do queijo e dos burgers de cannabis/cânhamo. Alguns analistas acreditam que se o cânhamo/ cannabis fosse cultivado em escala industrial ia ser mais barato que o milho. 

O maior obstáculo para a comercialização de produtos de sementes de cannabis/ cânhamo é a exigência legal de que as sementes sejam esterilizadas. Isso reduz seu frescor e seu potencial nutritivo. Alem disso todas as nozes e sementes devem ser fumigadas com metilbrometo, o que não é apreciado pelos consumidores de alimentos saudáveis com consciência ecológica.

Um comentário: