domingo, 31 de outubro de 2010

Moradias feitas de cânhamo e produtos industriais:


O caule do cânhamo/ cannabis, é uma fonte prolífica e sustentável de excelentes materiais de construção e artigos manufaturados. É possível por exemplo construir uma casa usando quase exclusivamente cânhamo e depois usar produtos do óleo da semente da planta para pintar e calafetar os produtos acabados e ainda mover o carro.

Existe a tecnologia necessária para mudar para os compósitos de cânhamo ou para acrescentar o cânhamo a processos atuais sem necessidade de reequipamento. 

Em geral quanto mais longa a fibra usada, mais resistente o produto final com relação ao seu peso. Uma planta de cannabis pode passar de 5 m de altura com feixes de fibra da casca se estendendo por praticamente toda sua estrutura. Isso da ao líber do cânhamo uma resistência excepcional quando ele é combinado a aglutinantes resinosos para manufatura de materiais compensados de alta densidade. 
A Ford motor company investigou a possibilidade de usar cânhamo em 1929 e enviou funcionários para visitar a bem sucedida fazenda de cânhamo de Albert Fraleigh em Alberta, Canadá antes de iniciar uma plantação de 80 hectares. Em dezembro de 1941 no popular mechanics. 
Henrry Ford exibiu orgulhosamente, após 12 anos de pesquisa, o primeiro automóvel nascido da terra, com uma carroceria plástica composta de 70% de cânhamo, palha de trigo e sisal e em 30%  de aglutinante resinoso de cannabis. O único aço no carro era sua estrutura tubular soldada. O veiculo pesava um terço menos que seus correspondentes de aço mas demonstrava uma resistência ao impacto dez vezes maior.

A fibra de média densidade ( MDF ) é um compensado celulótico de resistência comparado a da madeira de arvores. É usada na construção civil, na marcenaria na construção de moveis e em outras aplicações da carpintaria e do trabalho na madeira. Protótipos de tabuas de MDF  de cânhamo superaram seus correspondentes feitos com madeiras de arvores. 

A Isochanvre uma empresa francesa, já construiu cerca de 250 casas de cânhamo. Ela usa um método patenteado não toxico, para tratar o caule, transformando os em materiais isolantes e num substituto leve para o concreto. A polpa usada para o isolamento é tratada com uma substancia antifogo e usada tanto solta quanto ainda no saco para vedar e isolar espaços em paredes e tetos. O material de construção usa lascas de cânhamo revestidas com uma camada de um aglutinante mineral misturado com água e cal e pode ser vertido em móveis ou aplicado com uma cuba.

O material orgânico calcifica se e endurece, transformando se numa massa estável que é isolante tanto do som quanto da temperatura. O caule fossilizado de cânhamo conserva alguma flexibilidade, e quando seco, tem apenas um sétimo do peso do concreto convencional. Um hectar de cânhamo produz cerca de 60 m^3 de Isochanvre – o bastante para construir e isolar uma casa de 135 m^2. O material de construção custa hoje em torno de 215 dólares por metro cúbico e o isolamento 260 dólares. Isso perfaz cerca de 14 mil dólares para a casa. A empresa poderia reduzir o custo do produto cultivando ou encomendando seu próprio cânhamo, mas o monopólio estatal sobre o cultivo da planta o impede.

Mais ao norte da Alemanha onde nenhum cultivo do cânhamo é permitido, caules importados são tratados a caborno, transportados até o local e usados como base solta para piso. O material betumado é ligeiramente viscoso  e se comprime para se ajustar aos contorno da superfície inferior. Cria uma superfície isolada e plana para o acabamento do piso. 

O pleno potencial da combinação de caules de cânhamo com a tecnologia de extrusão para a fabricação de plástico permanece em grande parte inexplorado. A Green house, empresa com sede em Frankfur, na Alemanha, seleciona as partículas mais finas da polpa do cânhamo para fazer um composto rígido que é semelhante ao plástico, mas biodegradável. Ao contato com água, o material se decompõe, reduzindo-se a hemicelulose. A empresa planeja acrescentar um bom obturador e fabricar pranchas de sakate, uma fonte viável de tal obturador é o óleo da semente do cânhamo, que pode ser polinizado ou transformado em poliuretano para uma ampla variedade de acabamentos. Unidades que operam no campo são capazes também de usar o óleo para produtos plásticos, de espuma de borracha a policoncreto – duas vezes mais resistente que o concreto convencional, mas ligeiramente flexível. Encanamentos de plásticos são mais uma possibilidade. 

Empresa canadense mostra carro feito de maconha
Depois de anunciar a produção de um carro feito com fibra natural, a empresa canadense Motive apresentou oficialmente a novidade durante a conferência EV 2010 VÉ em Vancouver, Canadá.
O modelo, batizado de Kestrel, utiliza motor elétrico e traz a carroceria composta por cânhamo, material derivado da Cannabis sativa, nome científico da maconha. De acordo com a fabricante, a fibra da planta é mais viável por não enferrujar, absorver melhor os impactos e ser mais leve. A novidade pesa 850 kg e tem capacidade para até quatro pessoas.

Em relação ao design, a empresa afirma que apostou em linhas simples. "Os veículos elétricos precisam ser eficientes, por isso que o desenho do Kestrel tinha que ser simples (com o mínimo de componentes), leve e atrativo para os olhos", afirmou em nota o designer do carro, Darren McKeage.

Para o presidente da Motive, Nathan Armstrong, a oportunidade é única por promover progressos significativos no setor do automóvel e "apoiar o setor canadense do automóvel ao proporcionar produtos sustentáveis e oportunidades para criar novos trabalhos verdes no setor manufatureiro".
A potência não foi revelada, mas os dados oficiais dão conta que ele atinge velocidade máxima de 135 km/h e tem autonomia para 160 quilômetros. O Kestrel é um dos modelos que faz parte do Project Eve, consórcio de empresas para desenvolver a eletromobilidade no Canadá. As vendas dele deverão começar em 2012.
 



Pode ser que a fibra óptica de cânhamo não esteja tão longe. 


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