sábado, 30 de outubro de 2010

Papel e tecido de cânhamo


Papel de cânhamo:
A maior contribuição do cânhamo para a economia e a ecologia mundial poderia sem duvida se dar como parte de um retorno ao uso de papeis feitos com ervas. Metade de todas as árvores derrubadas é usada na fabricação de papel, e o desmatamento gera uma serie de crise ambiental, debilitando nossos ecossistemas, a camada superior do solo, as bacias hidrográficas, bem como o aumento do efeito estufa.
As árvores vêm sendo usadas na fabricação de papel somente apartir de meados do século XIX. Antes disso o papel era produzido com plantas de colheita anual como o papiro e o cânhamo. Além disso anualmente é produzido um total estimado em 1,5 bilhões de toneladas de resíduos agrícolas, esse é um refugo que poderia ser transformado em papel, em especial  mediante a adição de uma fibra longa como o cânhamo.
Com os preços do papel em alta e a freqüente escassez do produto, chegou a hora de voltar os olhos para as hoje chamadas de fontes “ alternativas” de polpa de celulose.
No Brasil, devido a fatores favoráveis ao cultivo de cânhamo, sua produção em escala industrial permitiria o surgimento de um mercado promissor, inclusive e principalmente em escala internacional, melhorando o desempenho da balança comercial.


Tecido de cânhamo: 
O estilista Ralph Lauren revelou que tem usado a fibra de cânhamo em segredo em suas linhas de roupas desde 1984.  Calvin Klein  disse em entrevista para o new York times em 1995: “ Acredito que o cânhamo vai se tornar a fibra preferida tanto no mobiliário de casa como na industria de moda”.

O cânhamo foi um produto de grande utilidade durante séculos e era natural que roupas confeccionadas com ele estivessem entre os primeiros produtos a causar impacto no mercado da moda ecologicamente consciente de hoje.
Os feixes de fibra de cânhamo chegam a medir 4,5 m, enquanto as fibras de algodão tem parcos 2 cm, o que, segundo consta, da ao cânhamo uma resistência a tração oito vezes maior que a do algodão e uma durabilidade 4 vezes maior. O cânhamo pode ser lavado e secado a maquina embora amasse pode ser passado. O cânhamo tem um brilho natural, e aceita muito bem as tintas em razão da sua excelente absorção. 

O cânhamo assim como o linho e outras fibras pode ser tecido em muitos níveis da lona ao tecido fino, com o processamento adequado o cânhamo fica mais macio que o algodão. O cânhamo é também mais absorvente, o que o torna uma excelente escolhas para toalhas, fraudas, absorventes femininos, tecidos para estofamento, roupas de cama de alta qualidade, são mercados potenciais para o cânhamo. 


2 comentários: